Conecte-se conosco

Dicas de Venda

Por que o Atacarejo deu certo no Brasil?

O atacarejo surgiu no brasil há alguns anos, na época em que o país estava enfrentando crises inflacionárias. Já que a moeda estava bastante volátil, o atacado viu boas oportunidades na venda direta para o consumidor final.

A ideia caiu no gosto das pessoas físicas, a ponto de criar clubes de compras ou grupo de pessoas comprando em conjunto, e assim garantir o melhor preço sem ter que adquirir todos os itens de uma única vez.

Veja alguns pontos importantes sobre o atacarejo.

Redução de custos operacionais

Normalmente o atacarejo está localizado em uma área mais afastada e não tem a mesma variedade de produtos que o supermercado. Por quê? Estar longe dos principais centros garante um metro quadrado mais barato. A mudança de comportamento do consumidor explica o fato de substituir a marca preferida por outra de preço mais em conta.

Assim, o atacarejo atende todas às necessidades do cliente, mesmo tendo um mix reduzido de ofertas. Outra diferença é a disposição dos produtos, que estão em porta paletes: a estrutura é um estoque. Assim quando a mercadoria acaba, só precisa descer um novo lote, reduzindo os custos logísticos.

O foco não está na aparência ou nas percepções sensoriais dos clientes. O objetivo é a economia, que ficam entre 15% a 20% comparado com um supermercado, e é por isso que garante um público fiel.

Oportunidade em meio a recessão econômica

Quando a economia vai bem, as lojas mais caras se dão bem. Mas quando chega épocas de crise e recessão, o foco é o preço. Por isso, o atacarejo deu tão certo no Brasil. Muitas empresas viram a oportunidade para desovar mercadorias em promoção.

A vez do distribuidor

Alguns anos atrás, os distribuidores perceberam uma nova oportunidade de negócios e inauguraram o segmento de atacadista distribuidor. O objetivo foi defender o território comercial, pois além de levar os produtos da indústria para o varejo, o distribuidor passou a ser um canal de vendas direto.

Foi assim que o atacarejo começou no Brasil. Hoje ele está consolidado, despontando um braço de negócios de redes varejistas e de distribuidores. O segmento é tão relevante que já tem empresas nascendo exclusivamente neste modelo e todos os sinais apontam que elas vão prosperar nos próximos anos.

Qual é a conclusão? O atacarejo é promissor e veio para ficar!

Quer fazer parte dessa tendência? Fale agora mesmo com um de nossos consultores.

Plataforma de e-commerce egondola.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados