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Dicas de Venda

Como criar um canal de relacionamento efetivo no e-commerce

Saber vender, conhecer os benefícios de cada produto e criar uma apresentação atrativa na loja online é essencial para um bom faturamento. E o canal de relacionamento? É realmente importante?

É por meio do atendimento que você vai encantar seus clientes e aumentar as chances de torná-los clientes fiéis. Só que é preciso ter cuidados nesse processo.

Os canais de comunicação devem ser escolhidos com base no perfil do consumidor. Ligações telefônicas e e-mails são os meios mais práticos e tradicionais. Porém, é possível disponibilizar outros meios:

Redes sociais: As Redes Sociais deixaram de ser apenas um meio de manter contato com conhecidos: elas se tornaram uma forma de divulgação de produtos e serviços, bem como de estreitar o relacionamento com os clientes da sua empresa. Os clientes vão aproveitar esse canal para esclarecer dúvidas, registrar elogios e reclamações. Por isso, preste atenção a como as pessoas interagem e utilize para otimizar seu atendimento.

Chatbot: São aqueles robôs que realizam atendimentos. É uma estratégia que economiza tempo de atendentes e clientes, já que ele resolve questões pré-programadas. O Facebook Messenger permite essa função para as conversas.

Chat online: Por esse meio o cliente pode esclarecer qualquer dúvida que tiver. É um meio bem prático.

SMS: As mensagens de texto são uma forma direta, rápida e simples de realizar uma comunicação breve.

Para definir qual o canal mais adequado, conte com a segmentação de clientes, que ajudará a identificar o perfil do seu público e o meio de comunicação que ele está presente. Outra opção é fazer uma breve pesquisa no site para entender as preferencias pessoais e assim direcionar o atendimento.

Defina os prazos máximos de resposta

Se você quer ter um atendimento eficiente e deixar o cliente satisfeito, defina o prazo de resposta para cada tipo de demanda. Assim você garantirá que nenhum consumidor fique sem resposta.

Treine sua equipe de atendimento

Para manter um bom relacionamento com os clientes, capacite e qualifique a equipe de atendentes. Lembre-se que um atendimento cordial faz toda a diferença na forma como as pessoas vão ver seu negócio.

Disponibilize uma seção de FAQ

Uma seção de Perguntas Frequentes (Frequently Asked Questions – FAQ) ajuda a solucionar as dúvidas mais comuns dos seus clientes, garantindo que eles tenham a resposta rápida. Para criar essa seção, levante as dúvidas mais comuns e selecione as mais recorrentes. Daí elabore respostas objetivas e que sejam esclarecedoras.

Desenvolver um canal de relacionamento é uma das melhores estratégias para criar um diferencial competitivo, que vai contribuir para a fidelização dos clientes e atrair novos consumidores.

Transforme seu negócio, leve para outro nível com uma plataforma unificada!

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